quinta-feira, 26 de maio de 2011

Forfun – Alegria Compartilhada

Em 2011 a banda carioca Forfun lançou seu 4º disco, depois dos “adolescentes” Das Pistas de Skates para as Pistas de Dança e Teoria da Dinâmica Gastativa, partiu para o excelente Polisenso que marcou como uma mudança no perfil da banda, agora mais madura.e disco continuaram no seu mais recente trabalho o Alegria Compartilhada, e a impressão que se tem é delas não terem acabado. No terceiro disco as diferenças se apresentaram na mistura com o dub e o ska, mas de uma maneira bem feita, a faixa 10 daquele disco já antecipava o que estava por vir: trabalhar mais com a músicalidade brasileira.


Foto: Lucas Zappa

Alegria Compartilhada mostra uma banda madura, competente, mas ainda não pronta. A palavra “pronta” no contexto utilizado não é nada negativo, e sim a sensação de que a as evoluções ainda não acabaram, e não estou falando das evoluções que todos artistas passam, me refiro à vinda de um marco para a carreira, mas esse não é Alegria Compartilhada.


Nas suas bem devidas propor
ções esse disco deixa forte as influências do som dos Novos Baianos e Jorge Ben, o significado que eles foram para suas épocas. É claro que os mais puritanos não concordarão comigo, porém com as evoluções que temos hoje nos processos de gravações e sintetizadores mais modernos, esse é uma das caras que a música brasileira terá nos próximos anos.

O disco produ
zido por Daniel Grajaman tem todas as letras compostas pela banda exceto a faixa Cosmic Jesus que conta com a participação de Gustavo Black Alien, tanto na composição como cantando o hap no final. E todas elas são marcadas pelas questões ambientais, sociais, culturais, humanas e espirituais; além da simplicidade a lá Jorge Ben. Simplicidade que pode ser percebida no refão de Quem vai, vai: “Quem vai, vai/Quem não vai, fica/Quem vai, quem vai, quem vai/Quem fica” interrompido no final pela genial troca de palavras: “O Baobá, Obá-obá”. Morada que foi lançada a mais de um ano também faz parte do álbum, porém com algumas mudanças nos arranjos. As ilustrações distribuídas pelo encarte são de autoria da artista Nelma Guimarões, muito boas por sinal, e o álbum está disponibilizado para download no site da banda. Detalhe: O site passou quase dois dias congestionado, devido à grande quantidade de acessos.

Para abrir o disco temos o rock/reggae Alegria Compartilhada. A maioria dos fãs com quem tive acesso elegeu Cosmic Jesus como a melhor música, porém não podemos esquecer as excelentes Descendo o Rio com sua batida suave, gostosa e litorânea. Dissolver e Recompor e Minha Jóia também não podem ficar de fora dessa lista, afinal com uma letra carinhosa como essa: “Caminharemos lado a lado/Um questão de afinidade/Música, dança, tempero, e sabor/Afeto, amparo, carinho e calor”.


O disco está a venda no site PunkShop e para download gratuito no site da banda. Vale lembrar que parte da renda com a venda do álbum será revertida para o projeto Roda Gigante.

Nenhum comentário: