domingo, 22 de maio de 2011

Pitanga em pé de Amora: tem caroço nesse angu!

Foto: Divulgação/ Disponível em www.myspace.com/pitangaempedeamora

O nome da banda pode até soar esquisito, mas mostra muito bem a contramão feita pelo grupo na música popular brasileira atual. Com sons digitais sendo cada vez mais utilizados em gravações, o quinteto paulista preza pela simplicidade. Dois violões de grande capricho; percussão simples; trompete, sax, flauta e clarinete são as únicas armas do Pitanga em Pé de Amora na rota da nova música.

Os integrantes da banda são multi-instrumentistas. Daniel Altman leva o violão de 7 cordas e a voz; Angêlo Ursini tem a responsabilidade dos metais e leva o clarinete, sax e a flauta, acompanhado de Ga Setúbal no trompete, voz e violão. Diego Casas é violonista e vocalista, mas também toca a percussão, que, na maioria da músicas, fica a cargo de Flora Poppovic, única mulher da banda.

O álbum, homônimo, divulgado para download em 2010, no site da banda, é todo autoral. As músicas - maioria composta por Diego Casas - variam entre o samba, choro, xote, frevo, tango e até um toque no jazz, como em "Laura", canção que fecha o disco.

A diversidade de ritmos e as composições mostram uma maturidade impressionante a uma banda que não tem nenhum integrante acima dos 30 anos. Deixam claro, sobretudo, as influências de grandes nomes da música brasileira, como Noel Rosa, Pixinguinha e Paulinho da Viola.

Os vocais do grupo ficam por conta do trio Diego Casas, Daniel Altman e Flora Poppovic. Flora, por sinal, é quem dá o tom mais paulistano da banda. A voz peculiar - e agradável - dela é o caminho para perceber a origem do grupo.

"Quando eu te encontrar" , "Shot" , "Maré Baixa" são algumas das músicas que mostram a beleza e a simplicidade do conjunto e da voz de Flora.

O Pitanga em Pé de Amora também sabe os momentos de ser mais "moderno". O álbum e o ep da banda estão disponíveis para download gratuito no site: http://www.pitangaempedeamora.com.br. Simples até para se ouvir. Mais simples ainda de se gostar.

Abaixo, apresentação ao vivo da canção "Shot".

4 comentários:

Thalita Sigler disse...

Muito bom Léo, quando eu crescer quero escrever que nem você! Parabéns.

Alyne disse...

Parabéns pela postagem! Música boa a gente tem que divulgar onde houver espaço disponível,já que a grande midia infelizmente não dá oportunidade para bandas como o Pitanga. Músicas bem feitas,
arranjos impecáveis, melodias. Lindo mesmo!

Ainda verei o grande sucesso desse quinteto. E não vai demorar!

Abraço! :)

Leonardo Erys disse...

Obrigado, Thalita =D. Mas deixe de coisa HUIEHA beijo.

Leonardo Erys disse...

Alyne, também espero o sucesso do Pitanga o mais rápido possível. Quero ter a chance de ver um show deles também. Talento não falta pra eles, é só esperar.

Abraços!