quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aqui Tem Som – Emicida

Há alguns meses recebi a indicação de um amigo para abrir um espaço para o hip hop nacional, a fim de me embasar ele sugeriu que ouvisse o trabalho de Emicida. Não por acaso o rapper estava nas Páginas Negras da revista Trip #198. Até aquele momento o entrevistado daquele mês era alguém desconhecido, então baixei seus trabalhos, li a conversa na revista, procurei algumas coisas na internet, e muita coisa mudou.

Foto: Jordi Burch

Depois daquele primeiro contato, fui a procura de mais e mais, vídeos no YouTube, textos, sites, etc. Viciei no trabalho do cara.

Ele tem o EP Sua Mina Ouve Meu Hap Também (2010) e dois discos o Pra Quem Já Mordeu Um Cachorro Por Comida, Até Que Eu Cheguei Longe (2009) e o Emicídio (2010), lançados pela sua própria produtora, gravadora e fábrica de CDs, o Laboratório Fantasma.

Mas afinal, quem é esse cara? Leandro Roque de Oliveira, filho de dona Jacira é o hap mais amado e odiado da atualidade, nas batalhas ele atende por Emicida, nome que significa “matador de MCs” em duelos de Freestyle, procurei conferir se ele era tudo isso mesmo nas batalhas e me assustei com a rapidez de raciocínio nas rimas nos vídeos que encontrei.

Porém o que marca seu talento? O que faz dele o maior nome da nova geração do hip hop nacional?

Emicida apresenta em suas músicas a malandragem paulista que víamos em Adoniran Barbosa, por exemplo, aquele “malandro de família”. Não é aparentar ser um bom moço sem um único defeito e o por isso ser o genro ideal, como essa molecada de hoje em dia tenta ser e no final das contas acabam se tornando preconceituosos em redes sociais. É ser um humano cheio de erros e acertos, uma pessoa normal, assim como eu, e você. Outra semelhança com o sambista é a grande quantidade de erros gramaticais, então te pergunto: Tem coisa mais real que isso? Afinal essa é a realidade da educação brasileira, o país cresce, mas os investimentos na educação não acompanham esse crescimento, basta acompanhar a vida das crianças nas periferias das grandes cidades e no campo.

Outra marca nas letras é a realidade retratada na grande maioria das canções como “Ooourra...” que diz: “Eu vi minha mãe me jogar dentro do guarda roupa trancado/Era o lugar mais seguro quando a chuva levou os telhado/E dizia: Não se preocupa chuva é normal já vi o pior disso aqui vê o bom hoje é o natural e o justo”.

A relação diferenciada com o sagrado feminino é outro ponto que o diferencia da maioria dos haps. Como a letra de uma das suas músicas diz: “Nem meloso como o Wando/Nem direto como Catra”. Ele diz que devemos respeitar as mulheres, muito disso se deve ao fato de sua mãe tê-lo criado sozinha.

Top 10 Emicida

Ooourra (A Que Deu Nome à Mix Tape)



Disco: Pra Quem Já Mordeu Um Cachorro Por Comida, Até Que Eu Cheguei Longe

Comentário: Ia comentar essa música, mas não deu pois meu coração apertou fiquei sem palavras depois de ouvir.

Rua Augusta



Disco: Emicídio

Comentário: Essa música é a arte da vida real, enquanto o Brasil ainda comenta o apoio ou não ao casamento gay, levamos um tapa na cara com a realidade, e o preconceito contra quem teve poucas oportunidades e simplesmente quer trabalhar.

Essa é Pra Vc Primo...



Disco: Pra Quem Já Mordeu Um Cachorro Por Comida, Até Que Eu Cheguei Longe

Comentário: O mais puro e real lamento da perda.

Eu Tô Bem



Disco: Pra Quem Já Mordeu Um Cachorro Por Comida, Até Que Eu Cheguei Longe

Comentário: Uma festa, mas não uma festa por ter ganhado muito dinheiro, e sim por ter vencido, e nós também podemos vencer, mas ele também manda um recado: Cuidado!

I Love Quebrada



Disco: Emicídio

Comentário: Tem de viver a riqueza da simplicidade para entender, se você não vive isso, foi mal aê!

Triunfo



Disco: Pra Quem Já Mordeu Um Cachorro Por Comida, Até Que Eu Cheguei Longe

Comentário: O baixo dessa música é apaixonante, Baixistas ainda dominarão o mundo e tocando slaps!

Volúpia



Disco: Sua Mina Ouve Meu Rep Também

Comentário: Sexo

Vacilão



Disco: Sua Mina Ouve Meu Rep Também

Comentário: Você pode trocar ouro por bijuteria.

Eu Gosto Dela



Disco: Emicídio

10º Avua Besouro



Disco: Emicídio

Veja:

Twitter

Facebook

Laboratório Fantasma

Nenhum comentário: