sábado, 25 de dezembro de 2010

O ciclo de uma banda do mercado atual

Parece filme repetido, mas se olhar bem, as bandas de rock criadas hoje em dia e que chegam ao estrelato, têm uma vida na mídia, onde elas lutaram para estarem, já bem definida.

Primeiro elas surgem como “promessas MTV” fazem um clipe meio tosco, mas com uma pegada dançante e letra coloridazinha, sem muita coisa a adicionar. Fazem uma aparição aqui e outra ali, e então deixam o mundo underground para fazerem parte de uma gravadora, nela não fazem nada, simplesmente gravam as músicas que já tocavam, porém com uma qualidade sonora melhor (digo sonora, não de execução) daí vem o grande boom! Fazem um clipe mediano e a molecada cai em cima, a partir desse momento é de Faustão para lá!

O sucesso daquele disco vai depender da quantidade de clipes lançados, aí eu chamo a atenção para algo: o importante não é o que se ouve e sim a imagem obtida, seja nos clipes, seja na historia criada no imaginário do ouvinte.

Após um ano e meio ou dois anos de sucesso geral, eles param para gravar um segundo álbum, desse ponto a banda tem dois caminhos a seguir:

Fazem algo pior. Que venderão muito, ganharão muito dinheiro pegaram muitas menininhas, pelo menos por mais 2 ou no máximo 4 anos, gravarão um DVD e lançarão uma biografia. E de noite não dormirão, pois estarão em festas e baladas; bêbados e drogados num primeiro instante para se divertirem e depois por não saberem mais viver no anonimato, afinal seus fãs já os deixou para curtir outro grupo pior que está surgindo com um clipe meio tosco.

Faz algo melhor. Mas compromete o dinheiro que ganharia depois, porém de noite poderão dormir tranqüilos. Além do mais ganharão fãs fiéis e preocupados com que eles têm a dizer, fazem uma música mais revolucionária ou contestadora, que num terceiro álbum, novamente independente, pois sem o lucro a gravadora já os terá deixado, carro chefe no próximo disco. Não deixarão de trabalhar, mesmo vivendo com pouco, sempre tocarão, pois será um prazer e algo digno a para se fazer.

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