sábado, 18 de dezembro de 2010

A música e os sentimentos

Venho reparando que a nossa vida é constantemente munida de trilhas sonoras particulares, cada uma tem uma música marcante, digo, músicas. A mesma música pode rever um sentimento em mim e outro totalmente contrário em você, caro leitor. Mas me perguntando sobre o como isso acontece dei conta daquilo comentado pelos ditados populares “não é possível fazer duas coisas ao mesmo tempo”. Entretanto essa máxima cai quando falamos da música, pois podemos estar ouvindo-a ou simplesmente remetendo as constantes repetições de versos em nossas cabeças, devido a isso suas palavras são implantas em nossas cabeças assim como acontece com jingles de políticos.

Portanto, alguns artistas (ou simplesmente funcionários da indústria cultural) se valem dessa idéia e criam músicas fáceis, logo de rápida penetração na cabeça, para simplesmente “bombarem” nas rádios e pistas não se preocupando mais com o que estão dizendo, e a música em si. Para a maioria das gravadoras, pouco importa o que está sendo cantado, o importante é vender, e se a música pega fácil na cabeça do público, ainda melhor.

O público por sua vez, num mundo de facilidades, também está cansado de se preocupar com a letra, simplesmente quer ouvir um som dançante, para pegar geral. É claro que há uma parcela de ouvintes preocupada com as palavras, entretanto o grande público ainda dá as costas à qualidade. O resultado disso é uma falta de sentimentalismo e sim o “momentalismo” (criei agora) não há aquela música que remeta a um instante vivido seja decepção, frustração, paixão, sucesso, extrema felicidade ou tristeza, aquela música dedicada àquela mulher que te deixou por um Ricardão ou outra criada para o cafajeste traidor e sedutor, o qual partiu te deixando com a ilusão, ou ainda uma canção como quem diz: essa foi feita para mim.

Entretanto hoje acontece a música do verão, aquela tocada até abusar ou então aparecer outra pior, digo melhor, e após uns cinco meses no máximo cai no esquecimento eterno. Afinal outro produto aparece e a máquina não pode parar.

Nenhum comentário: