quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Não deixe o samba morrer!

Nem é preciso Alcione pedir, como fez em 1975, no álbum de mesmo nome desse título. O samba está mais vivo do que nunca. Pós-graduado em composições que retratam a batalha de cada dia dos brasileiros, o samba é mais do que a cara do país, é a alma desse povo.

Como um verdadeiro pensador, o samba quebra todas as barreiras de preconceito que podem existir. Ouve-se batuques de pandeiro da casa mais humilde do morro ao evento mais importante da cidade. Rico, pobre, negro, branco, amarelo, mulato, crioulo, adulto, idoso ou criança. Raro daquele que conheceu e desgostou desse som mágico.

Som que faz muita gente esquecer de todo e qualquer problema existente no planeta com três minutos de solo de cavaquinho. Som que faz todos dançarem, mesmo que a canção trate da perda da mulher amada.

Samba choroso, vide alguns clássicos de Cartola. Samba cômico, como cantava Adoniran Barbosa. Ou até o samba que "bate na cara" da sociedade, como fez Noel Rosa. Não importa. O samba abre espaço para todos e leva consigo grandes nomes da história da música desse país.

Nesse 02/12, dia do samba, faça como todo grande amante do samba. Abra sua cerveja, batuque sua caixa de fósforo, cante em coro e deixe todos os problemas para amanhã de manhã. Seja na rua, na praça ou em qualquer botequim, o verdadeiro samba sempre te deixará entrar, livre de qualquer desconfiança, grana, cor ou credo. É só pedir passagem...

3 comentários:

Jacques Noronha disse...

Aeeee, finalmente inauguramos o blog de verdade. E com um post fuderoso!

Everson Andrade (Boneco Vevel) disse...

começamos bem e com estilo...

parabéns para o samba...
e por consequencia para Leo!

Felipe Galdino disse...

Grande texto Leo, muito bom mesmo. E viva o samba de verdade!