sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Casuarina - Trilhos Terra Firme 2011

 A missão era difícil, após dois excelentes discos de estúdio, e outro ao vivo fora de série, a expectativa era grande pelo próximo trabalho do grupo carioca. Porém com mais de dez anos de estrada a maturidade prevaleceu, e se mostrou no novo trabalho, como o nome já diz: Trilhos Terra Firme.

O disco mantém a combinação de um excelente trabalho vocal aliado a bons instrumentistas, sem deixar de lado as letras bem boladas. Elas por sinal apresentam um misto interessante: são modernas, mas sem perder a essência. Em Trilhos Terra Firme as músicas levam o ouvinte à uma viajem por uma vida feliz, ainda que com os sobressaltos que ela reserva a todos.



Certa vez uma amiga disse que em uma viagem associamos a nossa lembrança principalmente à memória auditiva, ainda assim, ao ouvir o disco de Casuarina a vontade que se tem é de partir para as praias do estado, com bons amigos e acompanhar o pôr-do-sol em São Miguel do Gostoso. (Fica a dica para tentar essa combinação da próxima vez.)


A maioria dos sambas são verdadeiras crônicas e canções como Terra Firme, Pequenino, Dissimulata, Murmúrio e Samba de Helena não me deixa negar. Essa última, por sinal, representa todo o fascínio de um pai, por sua filhinha Helena.

Há ainda espaço para músicas que são verdadeiros ensinamentos para a humanidade. Ponto de Vista deveria ser usada como material didático de boas maneiras, ainda mais em tempos de redes sociais em que as pessoas falam o que querem sem a real noção do poder das palavras ditas.

Vale assistir ao clipe genial de Murmúrio, uma das músicas do disco:



Você pode comprar o disco AQUI.

Nenhum comentário: