domingo, 15 de janeiro de 2012

Aqui Tem Notas: 15 de janeiro

FRASE DA SEMANA
"A lembrança é uma forma de matar a saudade"
Buchecha, sobre Claudinho

Lançamentos da semana
* China - Moto Contínuo (ouça, baixe)
* Gramofocas - No Bar

Bandas que estão em estúdio
- Mars Volta
- Alice in Chains

Tony Iommi está com câncer
O guitarrista e único membro que nunca saiu do Black Sabbath, Tony Iommi, foi diagnosticado com um câncer inicial nos gânglios linfáticos, parte do corpo responsável pela defesa natural do organismo contra infecções. O anúncio foi feito no Facebook oficial da banda.

Iommi, junto com Bill Ward, Geezer Butler e Ozzy Osbourne, estão em estúdio para gravar um novo álbum de inéditas do Black Sabbath, o primeiro com esta formação desde 1978. Os quatro formam a line-up clássica da banda, conhecida mundialmente como a primeira do gênero musical heavy metal.

Clique aqui para entender mais sobre a doença.

Em carta escrita em 1823, Beethoven reclama de falta de dinheiro
O Instituto Brahms, localizado no norte da Alemanha, recebeu um item valioso para a história da música erudita: uma carta escrita por Beethoven em 1823. Nela, ele reclama da falta de dinheiro, de uma doença no olho e pede ajuda para vender a Missa Solemnis, considerada uma de suas obras-primas. "Meu salário baixo e minha doença exigem esforços para fazer melhor fortuna", escreveu na missiva endereçada ao também compositor Franz Anton Stockhausen.

O pesquisador musical do instituto, Stefan Weymar, repara no fato de que a escrita está completamente bagunçada. "Beethoven não era um compositor com uma letra bonita. É espontâneo e ele escreveu coisas, então as rabiscou, seus pensamentos mudaram conforme escrevia, e é essa a impressão deixada pela carta", disse. A carta estará em exibição a partir da próxima semana.

Peça inédita de Brahms é descoberta nos Estados Unidos

E o mundo da música erudita esteve agitado essa semana: na cidade de Princeton, Estados Unidos, o maestro britânico Christopher Hogwood descobriu ao acaso uma obra inédita de Johannes Brahms, compositor alemão morto em 1897. Christopher estava folheando um livro que pertenceu a um maestro da cidade de Göttingen, Alemanha, quando descobriu um manuscrito com a obra.

A peça, intitulada de "Albumblatt", tem apenas dois minutos e foi escrita em 1853, quando Brahms tinha 20 anos. "É uma pequena peça, mas perfeitamente construída", segundo a BBC. Apesar de ser considerada inédita, o tema principal da peça -- a melodia mais marcante -- foi utilizado doze anos mais tarde, no segundo movimento da peça Trio Para Trompa, Violino e Piano (OP.40).

A obra será tocada pelo pianista Andras Schiff no dia 21 de janeiro às 10h15 (horário de Brasília), na Rádio 3 da BBC.

Pequenas notícias, grandes reticências...

Turnê internacional de Michel Teló começa por Lisboa, dia 24 de fevereiro...
Gusttavo Lima embarca para quatro noites de shows nos EUA...
...E ainda tem gente tentando ganhar a vida compondo música de qualidade.
... A Nicki Minaj e a Kim Kardashian estão livres para imitar o gesto.

Yudi, do SBT, investe em carreira de cantor sertanejo e lança "Toma, Agora Aprende"...
... ... ... ... ...

Snoop Dogg lança marca de cigarros e garante que eles estarão nos "padrões Snoop Dogg"...

Após nascimento da filha, Jay-Z promete não xingar mulheres nas músicas...
... Beyoncé agradece a consideração.

Nenhum comentário: