Uma preocupação notória com as letras, arranjos muito bem trabalhados, uma voz limpa e o melhor álbum brasileiro de 2010. Marcelo Jeneci, paulistano de 28 anos, fez do seu primeiro trabalho uma obra-prima e de sua carreira, agora como cantor, um tanto promissora. Sim, Jeneci já é um velho 'conhecido' no mundo da música. Trata-se de um músico e compositor bastante requisitado, parceiro de Arnaldo Antunes (com o qual assina 6 músicas do seu CD), além de ter composto "Amado", sucesso na voz de Vanessa da Mata.
Já o seu primeiro CD, "Feito pra acabar", traz consigo a enorme versatilidade musical de Jeneci. O não-preconceito musical do cantor é a marca registrada do álbum, que transita do tom caipira da viola, na suave e linda "Pra sonhar" ao peso das guitarras em "Pense duas vezes antes de esquecer". Canções que, por sinal, acabam se tornando secundárias no disco.
Ao passear pelas demais canções, os destaques vão para "Quarto de dormir" e "Feito pra acabar". A primeira talvez seja a música com o tom mais brega do álbum, e de fato é. Ela nos faz lembrar os grandes sucessos da dupla Roberto Carlos e Erasmo Carlos. A música traz a história de dois ex-amantes em seus respectivos quartos, com suas lembranças e a saudade do tempo em que estiveram juntos. Tudo muito bem descrito, como numa narrativa, assim como fazia a dupla da Jovem Guarda em seus clássicos da década de 70 como "Os seus botões", de 1976.
(Clique aqui para ouvir "Quarto de dormir")
Já "Feito pra acabar", música que dá nome ao álbum, tem uma letra curta e que supostamente trata do nosso caminhar durante a vida, das tristezas, alegrias e surpresas que se fazem presentes na história de cada um. Mas o que mais marca não é a letra e sim o arranjo espetacular durante os 7 minutos e 25 segundos da música. Um piano impecável e um refrão de grande força, além de um vocal que "sobe" na hora em que precisa.
Nesse primeiro trabalho, Jeneci ainda traz um grata surpresa: a cantora Laura Lavieri, dona de uma voz suave, e que interpreta boa parte das canções do disco, como a linda, meio boba e clichê, é verdade, "Felicidade"; ou "Longe", canção antes gravada por Arnaldo Antunes e Leonardo, mas que, de longe - trocadilhos a parte -, tem a sua melhor versão nesse CD. Além disso, o disco conta na sua produção com o experiente e talentoso Kassin.
(Clique aqui para ouvir "Felicidade")
Para não dizer que tudo saiu às mil maravilhas, "Jardim do Éden", segunda faixa do disco, é bem entediante. Mas é a exceção nesse fantástico trabalho de Marcelo Jeneci. Um álbum completo, feito pra não acabar.
Nota: 7/10
Faixas:
1. Felicidade
2. Jardim do éden
2. Jardim do éden
3. Copo d'água
4. Café com leite de rosas
5. Quarto de dormir
6. Pra sonhar
7. Por que nós?
8. Dar-te-ei
9. Longe
10. Tempestade emocional
11. Show de estrelas
12. Pense duas vezes antes de esquecer
13. Feito pra acabar
Um comentário:
Só pra encher o saco do autor do post o melhor álbum foi o do Léo Cavalcanti, religar. =P hehe
Ouvi o Jeneci e achei bem tranquilo, bem sua cara mesmo. A "quarto de dormir" é de chorar dormindo, saca? rs
beijones
Postar um comentário