quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Matanza: Odiosa Natureza Humana (2011)

matanzaodiosa

Cinco anos sem lançar material novo, apenas colhendo os frutos de um bem sucedido DVD ao vivo, levantaram algumas suspeitas a respeito de “Odiosa Natureza Humana”, quarto albúm de inéditas da Matanza. As dúvidas começaram a surgir quando os fãs perceberam a ausência de Marco Donida nos shows. O guitarrista é também o principal compositor e seu afastamento da banda prejudicaria em muito as excelentes canções do grupo, sempre bem humoradas ao retratar a violência, as bebedeiras e a vida libertina do velho oeste americano.

Donida, entretanto, não havia deixado a Matanza. Ele apenas cansara de viajar de um lado para o outro em turnê e resolveu parar em São Paulo, se dedicar aos desenhos e passear com o cachorro pra variar. Continua tão ligado à banda quanto antes, tanto que assina onze das 13 faixas deste novo disco e retornou à guitarra durante as gravações.

As gravações, inclusive, duraram meros 3 dias e foram feitas usando fitas de rolo, sem interferência de qualquer aparato digital. O resultado, porém, não deixou nada a desejar em comparação aos métodos mais modernos e o disco já estava pronto no fim de janeiro, dando um bom tempo para preparar a divulgação do lançamento.

Deixando os detalhes técnicos de lado e partindo para a música propriamente dita, “Odiosa Natureza Humana” traz de volta o já consagrado estilo Country Hardcore presente desde “Santa Madre Cassino” (primeiro albúm da banda, de 2001). As canções, quase em sua totalidade, contam histórias (nem sempre divertidas) sobre atos impensados e suas consequências. Remédios Demais, faixa que abre o disco, e Conforme Disseram as Vozes são bem violentas, enquanto Em Respeito ao Vício, Saco Cheio e Mau-Humor e Odiosa Natureza Humana são confissões ranzinzas de alguém que não deseja ser importunado.

Ela Não Me Perdoou e Melhor Sem Você mostram uma breve faceta romântica. Afinal, versos como “Então eu tive a grande idéia de uma serenata / Levei uma pedrada que quase me matou / Eu acho que ela ainda não me perdoou / Eu acho que ela não me perdoou” são o máximo do romantismo para uma banda de velhos beberrões como é a Matanza.

Nota: 8/10

1. Remédios Demais
2. Em Respeito ao Vício
3. Ela Não Me Perdoou
4. Escárnio
5. Tudo Errado
6. Saco Cheio e Mau-Humor
7. Odiosa Natureza Humana
8. Carvão, Enxofre e Salitre
9. Amigo Nenhum
10. Conforme Disseram as Vozes
11. Melhor Sem Você
12. A Menor Paciência
13. O Bebum Acabado

Extra: Confira agora algumas faixas de “Odiosa Natureza Humana” já liberadas no MySpace oficial da banda.

Nenhum comentário: